segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como nosso cerébro aprende um novo idioma?

Você sabia que aprender uma segunda língua altera  a massa cinzenta do cérebro, área onde se encontra os neurônios responsáveis por processar as informações? Pois bem , isto acontece porque nosso cérebro é como um músculo que quando mais treinamento recebe mais se fortifica, mais musculatura se forma. Entrando um pouco mais a fundo no assunto, vale a pena citar o que a neurociência denomina de plasticidade cerebral ou simplesmente neuroplasticidade que é  a capacidade que nosso cérebro possui de forma novas conexões  e sinapses diante de novos desafios e descobertas. No caso do aprendizado de idioma, esse processo acontece em duas áreas conhecidas como área de wernick (responsável  pela compreensão do que se fala e se ouve). A outra é a Área de broca (responsável pela articulação e produção da fala).
Seguindo a lógica da neuroplasticidade, não temos outra saída a não ser nos expormos o máximo possível ao idioma alvo. Em inglês que é nosso caso, a prática deve ser diária. Não existe milagre. Pelo menos, não ainda. O que existe, são métodos para acelerar esse processo de novas conexões e sinapses neuronais tornando o idioma inglês mais acessível em nossos arquivos da linguagem.
Para entender um pouco mais sobre neuroplasticidade, te convido a visitar Meu blog "Neuropoint_o cérebro em foco" e leia o post que criei falando especificamente sobre isso. Acesse: Neuroplasticidade_ nossa capacidade de aprender

E para uma visão mais clara sobre tudo o que você leu aqui, vejam os infográficos que utilizei como uma das fontes deste post. quanto-tempo-nosso-cerebro-leva-pra-aprender-ingles..superinteressante                                                        como-nosso-cerebro-aprende-um-novo-idioma

Existem estudos mais aprofundados sobre o assunto. Mas espero que isso tenha lançado um pouco de luz sobre sua curiosidade. E certamente que estarei compartilhando mais acerca deste importante assunto.

All the best.

A Big hug


Nenhum comentário:

Postar um comentário